[FUGSPBR] Problemas com o vuserinfo

Renato Botelho renato em galle.com.br
Sex Fev 6 13:24:10 BRST 2004

Renato Botelho wrote:

> Pessoal,
>
> Tenho um servidor rodando qmail + vpopmail, fiz um script para checar a
> quota dos usuarios e enviar um mail todo dia, para saber se os tamanhos
> que foram definidos estavam bons, usei para isso o vuserinfo.
>
> Quando recebi o mail hoje, fui dar uma olhada, e vi que tinha um usuario
> com 97% da quota usada, fui dar uma olhada no Maildir dele, e, para a
> minha surpresa, não havia nada lá. Rodei o vuserinfo na mão e ele
> insiste em dizer que está sendo usado 97% da quota.
>
> Procurei no google alguma referência, mas não encontrei nada à respeito.

> [...]

Só para deixar documentado, consegui resolver o problema, notei que
havia um arquivo dentro de cada Maildir chamado maildirsize, e percebi
que ele era o responsável pelas informações sobre quota, removi de um
usuário e rodei o vuserinfo, ele foi reconstruído da maneira correta.

Para solucionar meu problema, coloquei no meu script que gera a
estatística de uso de quota, uma linha para remover todos os arquivos
maildirsize e depois rodar o vuserinfo.

[]´s
--
Renato Botelho