[FUGSPBR] jdk13 ( Só deus instala essa bosta!)

Edson Brandi ebrandi em fugspbr.org
Sáb Jan 31 17:05:56 BRST 2004

Boa tarde Bruno,

	Quando participamos de uma comunidade aberta, todos podem falar o
que desejam/pensam, mas precisam saber ouvir também... vc já desabafou,
agora gostaria de fazer um pequeno comentário, ja que muitas pessoas ja
passaram e ainda vão passar pela mesma situação que vc...

	Se me permite ;)

	Como outros colegas comentaram nos outros emails, a lista é
formada por pessoas de interesses afins (no caso FreeBSD e tudo que se
relacione a ele), porém como em qualquer lista as pessoas não são
obrigadas a ter a resposta para todas as perguntas que são colocadas na
lista, a falta de resposta a uma duvida pode significar varias coisas
entre as causas mais comuns temos:

- Ninguém sabe resolver o problema, não tendo muito como colaborar;
- A pessoa que sabe resolver pode não ter visto sua mensagem, ja que é
sabado e o trafego na lista nos finais de semana sempre foi MUITO baixo
- A pessoa que sabe resolver leu seu email, mas não teve tempo de
responder ainda;
- etc

	Enfim, podem existir 1001 razões, e acho sinceramente que a causa
mais provavel é que nas 2 horas de intervalo entre o email com sua
duvida e o email abaixo com seu "desabafo", poucos membros chegaram a ler
a sua mensagem, afinal hoje é sabado, dia de ir ao cinema, sair com os
amigos, ficar com a familia, etc ;)

	Numa lista de voluntários, não podemos esperar uma resposta de
imediato a uma consulta, na verdade não podemos fazer isso nem com suporte
pago na maioria das vezes, empresas como IBM, SUN, EMC, etc podem levar
até 4 horas para lhe responder dependendo do nivel de suporte que vc
contratou... Se elas que cobram pelo suporte podem se dar ao luxo de
demorar esse tempo, pq aqui numa lista onde ninguem ganha nada para
auxiliar as outras pessoas teriamos que ter um "tempo maximo para
resposta" ?  Nas listas americanas, algumas duvidas chegam a levar dias
até serem respondidas, e outras nunca recebem resposta...

	Se vc acompanha o FreeBSD desde as primeiras versões, vc sabe que
a comunidade de usuários BSD é uma das mais receptivas e colaborativas do
mundo do software livre.

	Cada membro desta lista, mesmo aqueles que apenas observam as
mensagem sem responder a nenhuma, contribuem da forma que lhes parece
adequado, alguns se contentam em ajudar as pessoas aqui na lista, outros
(como voce mesmo fez nesta semana), vão um pouco além e aceitam assumir um
pouco mais de trabalho e ajudam na documentação, outros ajudam na
evangelização de novos usuários hehehe, enfim cada um ajuda como pode...

	Não fique chateado por ter tido que resolver seu problema sozinho,
são nestas situações em que mais aprendemos, afinal se recebessemos tudo
pronto sempre, qual seria a graça ? :)

	Sobre o seu problema com o java, eu so o utilizei no 4.9-stable, e
sei de N pessoas que estão como problemas para colocar o jdk para
funcionar na serie 5.X.

[]'s Edson

ps. respondi o seu outro email sobre nsgmls la na doc-br