RES: [FUGSPBR] Aula de Qmail em Campinas - vpopmail nao ????

Seg Maio 17 19:19:16 BRT 2004

Parece que virou Off-Topic;
mas, sem defender lado nenhum e, principalmente, sem gerar "flames", cito a
todos uma frase:

"O ótimo é inimigo do bom"

Em *qualquer* sistema devemos colocar 'os dois pés no chão' e pensar:

- quais os problemas,
- qual o prazo para resolve-los,
- qual o orçamento disponível,
- quais as ferramentas disponíveis e
- quais o custos previstos(ferramentas, treinamento, suporte, impacto no
modo de trabalho atual, etc).

à partir daí pode-se escolher uma entre as várias opções possíveis (sim:
*sempre* existe mais de uma opção; se voce só achou uma é porque não teve
tempo suficiente para pesquisar)

Um caso meu: servidor de e-mail (a origem dessa discussão)

precisava de um servidor de e-mail que fizesse tudo, não podia gastar
nenhum centavo em hardware e tinha só uma semana de prazo...

optei pelo postfix+courier+mysql+amavisd simplesmente por atender a todos
os requisitos imediatos (especialmente o prazo: não conhecia nem o Qmail
nem o postfix, mas depois de estudar os dois, me senti mais à vontade com o
postfix e percebi que poderia cumprir o prazo...)

é o melhor ?? para resolver o meu problema imediato é.
é o melhor que existe ?? nem imagino e nem pretendo discutir...
funcionou ?? sim
pretendo mudar ?? enquanto esse sistema estiver atendendo 100% dos
requisitos não.
vou aprender a usar o outras soluções (exim, qmail, etc) ?? mas é claro !
não sei se essa solução atenderá outros casos.....

[]s
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br

P.S. flames > /dev/null (TM irado)