[FUGSPBR] Opcoes do kernel

Seg Nov 15 22:52:53 BRST 2004

On Mon, 2004-11-15 at 22:24 -0200, Ricardo Alves dos Reis wrote:

>  Não é necessario fazer nada pra que elas se tornem modulos, o free
> compila por default td que pode ser um modulo basta vc não compilar
> junto com o kernel.
> Para subir o modulo .. de uma lida em /boot/defaults/loader.conf e
> OBS = Leia o handbook!!!

desculpe-me, *não é flame*; o assunto é novo no FreeBSD e ainda cheio de
"lendas urbanas"...

mesmo colocando as diretivas do ALTQ no kernel, *não* são criados
o(s) .ko !!

origem da informacao: `ls -l /boot/kernel | less`, "mans", lista
freebsd-pf, etc.

%man 4 altq
ALTQ(4)         FreeBSD Kernel Interfaces Manual            ALTQ(4)

NAME
     ALTQ -- Alternate queuing of network packets

DESCRIPTION
The ALTQ framework provides several disciplines for queuing...

[...]

Note that ALTQ-disciplines can not be loaded as kernel modules.  In
order to use a certain discipline you have to build it into a custom
kernel.
     The pf(4) interface, that is required for the configuration process
of ALTQ can be loaded as a module.

[...]

Os dois parágrafos acima são bem claros: o altq *deve* que ser compilado
no kernel e o pf *pode* se carregado como .ko.

Quem sabe isso muda logo....;)

[]s

--
Antonio Torres