[FUGSPBR] OpenBSD/NetBSD/DragonFly

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sex Out 22 10:51:27 BRT 2004

Giovanni P. Tirloni wrote:
>  Eu li num email faz algum tempo que o Solaris implementava 1:N e as
> novas versões iam ser 1:1. A pessoa estava querendo dizer que 1:1 era
> melhor e por isso o Linux usava isso e o Solaris também estava
> desistindo e indo pra 1:1.
>
>  Mas li outras centenas de vezes como o 1:N era melhor, etc. Como não
> pesquisei muito a fundo as vantagens de um e outro não vou emitir
> opinião sobre isso :)

     Na verdade, o Solaris sempre foi M:N.  Só não lembro agora se o M
era limitado pelo número real de CPUs da máquina ou não.  Ou seja, nesse
caso uma máquina mono-processada acabaria sendo 1:N, o que na prática
não é necessariamente ruim, pois a troca de contexto em userland pode
ser mais rápida que em kernel.

     A vantagem de fazer a troca de contexto sempre em kernel é que voce
deixa de depender das bibliotecas de usuário para fazer essa troca, e um
thread tem menos chance de travar todo o processo, mas não sei se isso é
exatamente uma vantagem, pois depende muito de como as bibliotecas são
implementadas.

>  Só um lembrete geral: o ULE vai continuar sendo o padrão no 6-CURRENT
> mas vão manter o 4BSD padrão no 5-STABLE até que o ULE estabilize.

     Existe alguma URL que explique bem as diferencas?  Ou entao, voces
poderiam nos contar?