[FUG-BR] Qual firewall usar

Márcio Luciano Donada mdonada em auroraalimentos.com.br
Sex Abr 22 10:50:18 BRT 2005

> Qual firewall é mais recomendado ?
>
> Tenho diferente situações. Preciso montar um firewall para a Prefeitura,
> para LAN
> HOUSES, para empresas diversas, escolas, faculdades, etc.
>
> Sei que o openbsd é considerado o mais seguro. Cheguei a fazer algumas
> configurações com ele mas apenas aqui em casa mesmo.
> Temos ainda o ifw e o iptables.
>
> Mas o que difere entre eles ? Qual a vantagem de um em relação ao outro ?
>
> Preciso além de bloquear/liberar rquisições, preciso de controle de banda.

> [...]

FreeBSD, OpenBSD, Linux, todos fazem muito bem, mas você deve dominar o
sistema operacional para fazer isso, pense nisso e principalmente o
sistema de firewall que você está utilizando. Outro recurso que gosto
muito é a tecnica da DMZ, isso ajuda em muito.

[]'s
--
Márcio Luciano Donada
Analista de Suporte