[FUGSPBR] Roteador/Gateway(IPFW)

Rodrigo Maues Rocha rmaues em argo.com.br
Seg Jan 3 18:16:02 BRST 2005

Lista,

Estou tentando montar um router/gateway com o FreeBSD 5.3 e IPFW. Tudo
compilado e funcionando corretamente. Quando configuro o meu script para
rodar como firewall da máquina funciona tudo normal mas quando ativo o
natd com o ipdivert nada funciona. Outra coisa é que quando uso o
divert/natd somente com regra que permite tudo o tráfego no gateway é
normal, ou seja, o gateway sem regras funcina normalmente, assim que
coloco uma regra já não funciona.

O que estou querendo fazer é :  montar um router/gateway que me permitar
  primeiro bloquear tudo, tipo ipfw add 65535 deny ip from any to any e
liberar somente serviços permitidos.

Como exemplo gostaria de criar primeiro uma regra que pudesse passar
somente um serviço tipo web, dai eu continuo com o restante.

Obrigado.

PS. Já procurei no histórico e não encontrei resposta satisfatória,
muitos how-to mostram apenas como criar uma regra que deixe tudo aberto
tipo:
add 1000 divert natd via xl1
add 65000 permit ip from any to any

Dessa maneira terei que proíbir os serviços que não quero, o que pode
ser mais inseguro.

Obrigado,

--
| R o d r i g o  M a u e s  R o c h a |