Futuro do qmail ... Era Re: [FUGSPBR] Clamav 0.75.1

Rodrigo Graeff delphus em delphus.org
Ter Jan 4 20:45:53 BRST 2005

MInha intensão não é causar flame e sim informar, visto que houveram
problemas por aqui.

>    A frase final é muito boa, e pode explicar um pouco a confusão,
>ou aumentá-la. O qmail era bom para que se propunha, pelo que
>entendi, mas ele não me pareceu tão simples quanto o autor diz
>que é. Os patchs o tornam muito complicado, difícil de gerenciar,
>atualizar, etc. E se um patch conflitar com outro, e você precisa
>dos dois? O problema é que o autor deu ele como pronto, terminado,
>e não o continuou, e nem deixou que alguém continuasse, e isto
>talvez seja o pior problema do qmail, o que cria todo o inferno dele,
>que cria tantas complicações.

      Pelo que entendeste claro, porém como podes comentar algo que tu
mesmo duvidas da tua própria compreensão, fato pelo qual são raros os
meus posts nesta lista, pois não comento quando realmente não sei do que
estou falando. O qmail em seu código original veio a possuir hoje
2004/2005 problemas com relação à segurança devido à spoofs para spam,
necessitando de correções (patchs) que o autor quando escreveu seu atual
código (1996) não previa tais problemas. O mesmo se dá à algumas
facilidades como a necessidade de auth apenas tirando o suporte a ssl
que realmente se da como uma necessidade que não foi implementada
originalmente.
O Qmail está na mesma versão há 9 anos. O patches que vem completando seu
código são reais necessidades atuais, que o autor não atualiza por não
ser realmente necessário, por isso iniciou-se uma nova versão mantida
pelo russel, chamada net-qmail e também  licença do qmail não permite
sua distribuição binária. Garanto que aplicar patches mesmo que tu devas
fazer alguns merges deles seja menos complicado que adicionar regras ao
sendmail.cf e ainda assim entender toda a sua lógica.

>    Se existisse uma continuidade no desenvolvimento não existiriam
>tantos patchs, pois muitas das funcionalidades deles já teriam sido
>incorporadas, e sem conflitos.

      Existem milhares de compilações de patches que fazem merge destas
funções e inclusive com menu para escolha das mesmas.

>    Como falado, pode ser que o yahoo use algo que um dia foi o qmail,
>i.e., eles usaram o qmail para desenvolver o que eles queriam. Se o
>qmail tivesse uma continuidade no desenvolvimento, pode ser que
>muitas das funcionalidades que a yahoo implementou tivessem sido
>disponibilizadas para a comunidade.

    E com certeza deve haver, caso contrário, nós mesmos aplicamos nossas
soluções ao qmail, como eu venho fazendo a alguns meses..
O interesse em compartilhar é privado e as vezes algumas empresas possuem
contrato para que tal não aconteça.

>    Eu não quero ter que ficar instalando patchs em um programa, e
>que podem entrar em conflito. Eu quero atualizar o programa e ter
>as funcionalidades disponíveis, ou tê-las em um daemon em separado
>que não conflitaria com nenhum outro, e que não fossem acessíveis
>de fora da máquina como o MTA pode ser acessível. Esta é a vantagem
>da interface milter do sendmail.

     Cada um acha a sua solução, eu acho o código do sendmail uma
bagunça. prefiro o qmail, acho mais estável e seguro. Os patches de
várias pessoas me ajudam e muito. Eu faço exatamente o que tu faz com o
sendmail no meu qmail, uma vez que eu não preciso atualizar a versão
dele, pois é a mesma em 9 anos, apenas agrego mais funções. Quanto ao
seu daemon e ao milter do sendmail, já ouviu falar do tcpserver ??
Bueno, tu tens algumas leituras à fazer.

Abraço