[FUG-BR] Erro em movimentar fitas dat

Hélio Loureiro helio.loureiro em ericsson.com
Seg Jan 17 09:44:26 BRST 2005

> Pessoal, estou com um problema que aconteceu uma vez e
> depois de mto tempo voltou.
>
> nada serio, mas não estou conseguindo resolver, é com
> o comando mt para movimentar fitas dat para backup!
>
> tenho aqui um shell para fazer o backup, basta apenas
> executa-lo, porem no meio do processo ocorreu um erro
> de Input/output no dispositivo, entao encerrei o
> backup e fui tirar a fita do drive e nada... depois
> tentei por comandos
>
> #mt offline
> #mt rewind
> #mt fsf 5

> [...]

	Isso já aconteceu comigo e foi problema na SCSI que precisou ser
resetada.  Como eu não usava o disco principal com a SCSI, só um disco
externo e a unidade de fita, eu dei um umount no disco e recarreguei o
módulo (kldunload; kldload).  O que gerou o problema foi que enquanto um
programa estava fazendo backup, eu dei um comando de mt, o que acabou
colocando ambos os processos em dead-lock.  Após o kill, a fita ficou
inacessível e só voltou com o reset (que funcionaria com um reboot).

--
Hélio Loureiro
Open System & Datacom Expert - Network Configuration & Integration