[FUG-BR] auditoria de e-mails

Ricardo Maia maia em univap.br
Ter Maio 17 13:16:31 BRT 2005

Jean Everson Martina wrote:

> Mantendo uma visão simplista, acredito que se a pessoa estiver fazendo
> algo pessoal no ambiente de trabalaho, já é suficiente pra demitir por
> justa causa. Muitas pessoas encaram o uso da internet pra fins
> pessoais como algo normal, mais sew voce for na empresa e fotocopiar
> um livro de 100 páginas na fotocopiadora da empresa, é justa causa.
> Pergunta: tanto a fotocopiadora, quanto o link de internet são
> recursos da empresa para ela exercer o seu fim, porque o mau uso de um
> deles é fácil de dar uma justa causa e outro não?
>

> Jean

Jean,

Recursos de reproducao de documentos, recursos audiovisuais, etc, sao
ferramentas cotidianas e mensuraveis. Um diretor financeiro nao entende
muito de recursos de banda (por exemplo, ao baixar o filme dos
cavaleiros do zodiaco no link da empresa), mas entende quanto custa
reproduzir 100 paginas de um livro.

Falar de Internet ainda eh falar grego no mundo comercial. O pessoal de
TI entende, mas quem realmente detem o poder ainda nao entendeu. Eh o
que eu vejo no meio academico (desde quando eu entrei para trabalhar num
colegio tecnico ate a universidade onde eu estou hoje), eh o que eu vi
na Unimed quando eu trabalhei lah...

A politica adotada pelas empresas variam. Existem lugares onde a
Internet eh liberada, outros onde eh restrita... Nao existe uma
uniformidade de ideias que sirvam de referencial para dizer o que eh
licito ou nao.

Claro, mais uma vez estou colocando apenas minha ideia, aquilo que minha
fraca experiencia profissional me mostrou... Nao sei se estou certo, mas
eh a melhor opiniao que pude formar ateh agora.

Ricardo