Re: [FUG-BR] Instalação do X (Era FreeBSd x Fedora)

Georges Kormikiaris georges em radicallivros.com.br
Qui Set 15 10:48:15 BRT 2005

On 15 de set de 2005, at 07:41, Celso Viana wrote:

> Georges,
>
> Vamos lá: qual versão do FreeBSD?

5.4

> para instalar um X Window na série
> 5.x vc digita /stand/sysintall e seleciona "Configure>Packages"; aí vc
> escolhe qual instalar (Gnome, KDE, etc);

Não entendi: isso é pra configurar o X ou selecionar instalação de
pacote de desktop? Acho que vc está falando da instalação dos pacotes
de desktop, depois da configuração do X, certo?
Só que, no momento, eu não quero nem Gnome, nem KDE, pelos menos por
enquanto não. Lendo os livros do Lehey (The Complete FreeBSD) e do
Hsiao (XFree86 for Linux) eu acabei achando mais divertido rodar os
Window Managers das antigas antes de me aventurar com Gnome ou KDE. Não
liga não, eu tô nessa obssessão de rodar Unix como se estivese na
década de 80 -;

> feito isso vc deve fazer a
> configuração;

Ou seja, vc primeiro instala os pacotes dos genrenciadores de desktop e
depois configura o X?
Não era pra ser ao contrário? Se o gerenciador é um controlador do X,
primeiro teria que instalar o X, não?
Bom, acho que tanto faz, já que a instalação do pacote é só a cópia dos
binários pros locais certos... Me corrija se eu estiver errado.

> eu sempre faço assim:
>
> - apago o arquivo xorg.conf existente em /etc/X11;

Beleza, esse meu diretório tá vazio, já que nem tentei o shell mode do
X.org depois que o sysinstall não gravou o XF86Config.

> - vejo o modelo da placa de video com o comando pciconf -vl;

Grande dica, é o que tá listado em

class = display
subclass = VGA

certo?

Se for, tá listado como: GeForce FX5200 [NV34.3]

> - executo o comando xorgcfg -textmode;

Beleza, agora isso é pra comprovar de vez que se tentar a instalação em
modo gráfico não rola mesmo?

> aí é só seguir as instruções e fazer a configuração;
>
> Se a sua placa de video não estiver na lista, observe que a primeira
> opção (acho) é para listar mais dispositivos;
> ... mas tem sim; veja abaixo os drivers disponiveis. (FreeBSD 5.4)
>
> nv GeForce FX 5200
> nv GeForce FX 5200 Ultra
> nv GeForce FX 5200SE

Só mais um complicador nessa história: se vc entrar no site da NVidia,
tem um driver pro FreeBSD, desenvolvido por eles, pra um conjunto de
placas, entre as quais as da série FX 5200. Não seria o caso de
utilizar esse driver ao invés do que tá na instalação default do Free?

http://www.nvidia.com/object/freebsd_1.0-7676.html

> Não tem misterio...... boa diversão; qquer coisa dá um grito.

Beleza Celso, grandes dicas. Vou tentar arrumar um tempo pra fazer isso
no final de semana, se alguma coisa der errado, dou um grito daqui.
Valeu!

[]'s
Georges