[FUG-BR] Port do PostgreSQL está quebrado?

Otacilio Neto otacilio_neto em yahoo.com.br
Seg Abr 3 08:42:58 BRT 2006

Bom dia pessoal.

    Gente, na lista do PostgreSQL que eu assino,
semana passada o pessoal descobriu um problema de
ordenação com alguns LOCALE, entre eles o pt_BR.
Depois de muito vai e vém chegou-se a conclusão de que
não era um problema do PostgreSQL e sim da glibc.
Sendo assim os sistemas baseados na libc como o
FreeBSD estão imunes ao bug (eu mesmo verifiquei e
reportei para a lista). O pessoal começou a reportar o
bug em diversos Linux. Muito bem, provavelmente o
pessoal que não quiser aplicar patchs vai começar a
migrar. Só que este fim de semana eu fui instalar o
PostgreSQL lá em casa e confesso que foi um trabalho
leonino. Primeiramente não existe um pacote já
compilado do PostgreSQL8.x.x . Tentei instalar o 8.0.3
pelo ports, mas não existe o fonte nos sites para
baixar. Baixei o tar do 8.1.x descompactei no ports
mas quando fui instalar ele disse que o port estava
broken. Baixei o port do 8.0.7, descompactei, e dei o
make extract. Bem, aí começou a novela. Primeiro ele
ficou implicando por causa da versão do meu KERBEROS,
dizia que tinha que renomear um arquivo de biblioteca.
Não lembro se instalei as duas versões, o do MIT e o
do HEIMDAL. Não sabia *nem a pau* como desligar a
opção WITH_MIT_KRB5 para ver se ele não entrava nela
(obrigado pela dica do make config do colega).
Utilizando de uma dose de grosseria que me é bem
característica editei o arquivo e modifiquei a linha
para ter também um && !defined(WITHOUT_MIT_KRB5)
Executei um make -D WITHOUT_MIT_KRB5 e começou a
compilar. Na hora de instalar outra novela. Tinha uma
opção nos arquivos de configuração do pkg_create que
não funcionava nem a pau! Olhei no man do pkg_create
do meu 6.0RELEASE e não tinha a opção lá. Pensei se
não era porque o port era do stable. Fui no site e
olhei a manpage do pkg_create do FreeBSD 6.0 stable e
também não estava lá a opção. Eu queria lembrar a
opção, mas foi no sistema de casa, parece que era algo
do tipo @dirrmrty. Não lembro bem. O jeito foi
comentar as linhas que tinham a opção. Dei uma make
install dentro do postgresql80-client e depois dentro
do postgresql80-server. Funcionou. Instalou beleza. Ma
arquivo dentro do /usr/local/etc/rc.d/ não estava
incicializando o banco. Ele simplesmente ignorava as
opções. Dei um initdb "na munheca" e reinicializei a
máquina e o script funcionou. Instalar instalou e está
funcionando, mas no fim das contas fiquei meio triste
porque foi algo difícil. Tanto por não haver um pacote
no pronto (já estava viciado no pkg_add -r
<nome_do_port>) e por ter tido muito trabalho para
compilar localmente. Vai ver eu jáconhecesse algo como
o make config facilitasse a minha vida, mas acho que o
pessoal que migrar do Linux serão usuários típicos
como eu. E muitos deles vão ter problemas!

É isso pessoal
Otacílio