[FUG-BR] Erro de memoria em placa intel

Paulo Pires pappires em gmail.com
Qui Abr 6 11:57:32 BRT 2006

On 4/6/06, matheus lamberti <matheuslamberti em yahoo.com> wrote:
> Ola Lista ...
>
> Bom, tenho uma placa mae intel, serie 865, com 2GB de memoria ram (samsung) operando em dual channel. Ao tentar instalar o FreeBSD bem na hora de copiar os arquivos eu recebia um erro de falha de paginacao de memoria e o micro reiniciava. Quando desativei o ACPI no boot, beleza, instalou tudo normal. ( até aqui tudo bem )
>
> Acontece, que quando entro no sistema ( com ou sem ACPI ativado ) quando vou executar operacoes que usem bastante memoria ( no meu caso, estava compilando o kernel ) o erro de falha de paginacao acontece novamente.

> [...]

Geralmente este tipo de erro é devido a problemas com a memória, sim.
E tais problemas podem ocorrer apenas ocasionalmente, e sob influência
de fatores externos (como temperatura ambiente).

Recomendo que você rode um programa testador/validador de memória
(MemTest86 ou MenTest86+).  E se você estiver em um servidor,
considere com carinho a possibilidade de usar memórias com ECC.

Se se problema for realmente nas memórias, uma compilação que falha é
a melhor coisa que pode lhe acontecer.  Muito pior é quando dados
incorretos começam a ser gravados em disco, usados em aplicações ou
enviados por rede, sem que, a princípio, se perceba.

--
Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.