[FUG-BR] Erro de memoria em placa intel

Qui Abr 6 12:13:49 BRT 2006

On 4/6/06, Paulo Pires <pappires em gmail.com> wrote:

> Geralmente este tipo de erro é devido a problemas com a memória, sim.
> E tais problemas podem ocorrer apenas ocasionalmente, e sob influência
> de fatores externos (como temperatura ambiente).
>
> Recomendo que você rode um programa testador/validador de memória
> (MemTest86 ou MenTest86+).  E se você estiver em um servidor,
> considere com carinho a possibilidade de usar memórias com ECC.

Então vai ter que trocar de placa mãe. A Intel só voltou a suportar ECC
em chipsets para não servidor no chipset 975, que é MUITO caro. A AMD
suporta ECC nos AMD64 com 939 pinos, e no site da Asus isto é falado.

Acho que a Intel tirou o suport ao ECC e à paridade para forçar todos que
quisessem mais segurança em memória a comprar as placas de servidor
dela. E os fabricantes de memória adoraram o novo nicho de mercado,
pois poderiam cobrar o dobro por um produto que custa no máximo mais
uns 15% a ser produzido.

A AMD recolocou o suporte para ECC, mas ele está sendo sub-utilizado.

A Microsoft pensou em exigir que as máquinas tivessem memória ECC
para poderem ganhar o selinho do Vista, mas desistiu. Acho que por vários
fatores, tal como baixa produção de memórias com ECC (que poderia ser
resolvido sem grandes problemas pelos fabricantes), um custo maior no
preço da memória, e possivelmente porque jogaria de vez a Intel fora do
mercado, beneficiando a AMD. Que pena. Nós ganharíamos, e até mesmo
a Microsoft ganharia, pois o pessoal pararia de xingar o windows quando
desse pane por causa de memória defeituosa (Não que o Windows não
seja o culpado em muitos dos casos, mas deixaria de levar a culpa quando
fosse problema de memória.).

Concordo com a sugestão de usar os programas de teste de memória,
e sugiro fazer em ambiente normal, e hostil, tipo, com ar condicionado
desligado e gabinete fechado. Deixe a noite toda testando, ou no final
de semana.

> Se se problema for realmente nas memórias, uma compilação que falha é
> a melhor coisa que pode lhe acontecer.  Muito pior é quando dados
> incorretos começam a ser gravados em disco, usados em aplicações ou
> enviados por rede, sem que, a princípio, se perceba.

Eu já tive danos no sistema de arquivos por causa de memória defeituosa.

Abraços,
    João Rocha.

> --
> Um abraço.
>         Paulo A. P. Pires
>
> ... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com
http://www.goffredo.eti.br