[FUG-BR] Grep nao obedece (OFF-TOPIC???)

Carlos Eduardo cartola em openit.com.br
Ter Abr 18 14:50:29 BRT 2006

Pois é Frederico,

você devia ter passado o comando que está usando, pois essa já será a
sexta resposta e pode ainda não resolver seu problema...

O grep procura por uma string em qualquer parte da linha. Se você está
procurando simplesmente por "cliente" então encontrará linhas que
contenham essa string em qualquer ponto da linha, precedida ou sucedida
de qualquer coisa.

Com a opção "-w" sugerida pelo Eduardo vais encontrar apenas palavras
inteiras, ou seja, o "cliente" sem letras ou números colados antes ou
depois. Se usar o "-x" sugerido pelo Patrick vais encontrar apenas
linhas inteiras com "cliente", se tiver alguma outra coisa na linha,
incluindo espaços vazios, ele não vai encontrar.

Fora isso lembre-se que o grep trabalha com expressões regulares, que
são muito poderosas para refinar, restringindo ou generalizando sua
busca. Vide por exemplo http://guia-er.sf.net/.

Enfim, poste aí seu shell ou a linha que faz isso, explicando o contexto
se necessário.

Abs,

Carlos E. G. Carvalho           OpenIT Solucoes Tecnologicas
Consultor Unix/Internet         Tel. +55 21 2517-6000
http://www.OpenIT.com.br
http://www.MyFreeBSD.com.br