[FUG-BR] PF ou IPF

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Ter Abr 25 09:27:57 BRT 2006

On Tue, April 25, 2006 7:43 am, Celso Viana said:
> Junior,
>
> Acho que você pode começar com o IPFW; ele tem a sintaxe bem simples,
> já é padrão no FreeBSD e faz praticamente qualquer coisa que outro
> firewall faz.
>
> Adiciona as linhas abaixo no teu kernel e se diverta bastante.
>
> options 	IPFIREWALL
> options 	IPFIREWALL_VERBOSE
> options 	IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=100
> options 	IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
> options 	IPFIREWALL_FORWARD
> options 	IPFIREWALL_FORWARD_EXTENDED
> options 	DUMMYNET                      #Traffic Shapper
> [...]

Olá,

 Se quiser utilizar o PF ele também é padrão no FreeBSD 5.x e 6.x e está
disponível no OpenBSD e NetBSD. Para utilizar o ALTQ é recomendado que
você utilize o PF, apesar de que existe uma gambiarra para utilizar ALTQ
com IPFW também (não recomendo).

 Basta ativá-lo no kernel com "dev pf" ou no /etc/rc.conf com
pf_enable="YES".

 http://www.openbsd.org/faq/pf/
 http://www.bgnett.no/~peter/pf/en/
 http://www.section6.net/wiki/index.php/Setting_up_a_Firewall_NAT_using_PF