[FUG-BR] duvida Freebsd - um disco eh acessado via BIOS ou diretamente ?

Nenhum _de_Nos matheusber em gmail.com
Quarta Agosto 16 08:09:42 BRT 2006

On 8/16/06, Antonio Torres <antonio.torres em newspace.net.br> wrote:

> Tive problemas parecidos com um um disco de 120GB em IBM Aptiva (Pentium
> 166)
>
> A BIOS reconhecia o HD de 120G como sendo 8.4G

exatamente isso

> Resolvi fazendo o seguinte:
>
> IDE 0 Master:  HD de 4.3GB
> IDE 0 Slave:   CDROM
> IDE 1 Master:  HD de 120GB

ele so tem um ide :(

agora usavam um disco 10GB nele sem problemas. usei um outro netfinity
5500 com disco de 80GB sem problemas com Linux

> durante a instalação, "mandei" o FreeBSD ser instalado no HD de 120GB e
> instalar o "booteasy".

vou ler sobre esse booteasy entao. boot pra mim nao eh problema pois
eh feito pelos discos scsi

> funciona até hoje.... com um /usr de 100GB e o disco de 4.3 servindo só
> para "agradar" a BIOS durante o boot...

sera que rola um de 10GB + 300GB (master + slave)

> []s
>
> Antonio Torres

valeu :)

Giovanni: esta habilitado LBA sim, e como falei ja usei disco de 80GB
em outro similar. eu nunca ouvi falar de limite de 137GB, soh o dos
32GB em maquinas menores. e nao tenho como refazer o fs pois nele
tenho o home, e nao tenho espaco para desafogá-lo em outro lugar.

obrigado tambem pela ideia :)

matheus

--
We will call you cygnus,