[FUG-BR] SQUID despeja memória e não usa o especificado

Marcos Fco. A. Silva marcos em linuxtec.com.br
Quinta Agosto 17 15:39:17 BRT 2006

Consegui algo mas ainda não é o desejado,

Só para constar.

O problema estava mesmo na configuração dos valores das seguintes
options do Kernel:
Já tinha testado o Kernel com essas options dessa maneira.
    Obs:
       Com esses valores o servidor não inicializou e portanto compliei
o KERNEL sem elas.

    #options        MAXDSIZ=(3072UL*1024*1024)
    #options        MAXSSIZ=(3072UL*1024*1024)
    #options        DFLDSIZ=(3072UL*1024*1024)

Configurei elas com os seguintes valores:
    Obs:
       Com esses valores o servidor subiu normal e esta alocando a
memória corretamente até 2GB.

    options        MAXDSIZ=(2000UL*1024*1024)
    options        MAXSSIZ=(2000UL*1024*1024)
    options        DFLDSIZ=(2000UL*1024*1024)

	Quando eu ativei as options para usar 3GB não funcionou e o sistema não subiu no ato do reboot, já com o valor para usar 2G funcionou e o sistema subiu corretamente.
	Alguém sabe se existe alguma limitação dessas options ao uso de grandes quantidades de memória? Pois até onde eu sei o FreeBSD com PAE ativado no Kernel suporta até 64GB de RAM, mas em processadores de 32bits não consegue endereçar mais de 4GB diretamente. Será que não é por causa destas limitações de processadores 32bits que eu não consigo aumentar o valor dessas options?

	Quanto ao despejo de memória eu entendi o que ocorre e achei esse comportamento do sistema seguro.
	Quando se usa um Kernel GENERIC o valor padrão dessas options é de 512MB por processo, meu Squid estava configurado para usar 2965MB e com isso o FreeBSD ia alocando memória para o processo do squid, quando o processo atingia 520MB o sistema matava o processo que estourou o limite de memória e jogava um outro processo do squid que estava com status de wait na fila de processos e sendo assim  ele novamente ia alocando memória até atingir o seu limite.
	Com isso ao compilar o Kernel sem essas options eu fiquei limitado ao valor padrão de um Kernel GENERIC.

--

Marcos Francisco A. Silva

Existem indivíduos que estão consideravelmente adiantados nessa trajetória para o Criador....
É extremamente importante saber que ninguém ensina nada, mas que existem pessoas que aprendem