[FUG-BR] AMD 64

Ricardo Carlini Sperandio rcarlini em gmail.com
Seg Jan 9 16:53:35 BRST 2006

Os processadores AMD de 64 bits sao muito vantajosos no que diz
respeito a relacao custo x desempenho. Considero melhores opcoes que
os processadores intel Pentiun 4 HT.

 Mas existem fatores mais relevantes para um servidor que a marca do
processador, que tal por exemplo a fonte de alimentacao? nao recomendo
colocar uma dessas genericas de 500 W, isso eh enganacao mesmo. Se vc
nao quer dor de cabeca invista numa fonte da enermax ou termaltake,
vale a pena pagar mais por elas.
 Com relacao a placa de video, coloque algo como uma nvidia tnt, um
servidor nao precisa de mais do que isso (pode usar as da ATI, mas nao
pegue sis, sao muito ruins no suporte X). Ou seja, estou acreditando
que vc esta querendo montar um servidor dedicado, entao video muito
bom pra que?
 Foi-se o tempo que placa mae era sinonimo de ASUS, existem opcoes
como MSI, EPOX (essa eh mto boa), GigaByte, SOLTEK, CHAINTEC, que sao
muito boas e estaveis, com relacao ao AMD64, o chipset da nvidia esta
sendo o melhor em benchmarks para desktops nao posso falar que isso
contiuaria valido para servidores.
 Nos discos, onde eu trabalhei ( e trabalho) nunca vi um disco SCSI
dar pau, ja discos IDE  vez ou outra pifam... (em especial os da
MAXTOR). - nao posso falar sobre os serial ata, sei que em um mundo
real sao mais lentos que os scsi (servidor de email).
 Voltando ao assunto processador:
A AMD possui a melhor tecnologia desde o Atlhon Thunderbird, basta ver
que ela possui uma frequencia de clock inferior a da Intel e mesmo
assim consegue um desempenho tao bom quanto (ou ateh melhor). Dai a
utilizacao do performance rate (+).
 A solucao do barramento hyper transport eh muito bem vinda nos
sistemas onde o acesso a dispositivos e memoria eh mto intenso, pois a
utilizacao de canais independentes torna o acesso simultaneo viavel.
 Ja o HyperThreading da Intel (que ja existe nos RISC a uma cara...)
soh se torna viavel para aplicativos e sistemas desenvolvidos com o
conceito de mult-thread em mente, mesmo assim, o ganho no sistema eh
questionavel, pois ha apenas uma APIC, e os dois processadores
virtuais utilizam a mesma ULA.

 Ou seja, cada fabricante tem a sua "carta".... e nesse caso (com base
na minha experiencia pessoal fomentada mediante a leitura de muito
conteudo tecnico no assunto) a utilizacao do AMD apresentaria melhor
custo x beneficio (e lembre-se, o amd recomendado para servers eh o
Opteron).

ps. porque uma geforce no seu server??? pra jogar quake???

Em 09/01/06, Fidel Cassio<fidelcac em gmail.com> escreveu:
> Não concordo com você celeron são os piores processadores que já vi.
> Esse celeron D são horriveis tbm piores até que os sempron normais.
> Dou manutenção em autorizada e os piores computadores sempre são os celeron.
> Os P4 são bons sim mas eu prefiro os athlon 64.

Ricardo Carlini Sperandio
Analista/Consultor Linux
Connectcom - GISUT / CEF
GEDEL: Grupo Especializado em Desenvolvimento Linux
DCC/UFMG - Algum período