[FUG-BR] servidor de arquivos

R. Filippus filippus em gmail.com
Ter Jan 10 07:53:30 BRST 2006

Bom dia Lucas, tudo bom?

Acho que você deveria pensar em alguns itens antes de estar
disponibilizando um servidor de arquivos externamente.
Acredito que você já deva ter respondido isso para você mesmo, e então
decidio usar um servidor de arquivos ;), mas não custa dar algumas
dicas, sendo que o pessoal da lista pode passar muitas outras :D

- Os arquivos que irão ser acessados externamente são grandes, seria
viavel acessar externamente(pense em um download de arquivos, é a
mesma coisa? (acima de 5MB);
- Quantas pessoas podem estar conectadas externamente nesse servidor
ao mesmo tempo;
- Vai ser acessado algum sistema externamente, que esteja alocado
nesse servidor;
- O link utilizado para acessar que suficiente;

Depois disso tudo, se mesmo assim vc quise usar o servidor de arquivos
use o FreeBSD+Samba+PF(Packet Filter).

FreeBSD (Sistema Operacional)
Samba (servidor de Arquivos)
PF (Firewall) - Nele vc configura o authpf, assim vc esconde todas as
portas desse servidor de arquivos externamente, e abre somente para os
usuarios autenticados.]

- uma opção tbm seria fazer uma ferramente WEB para fazer downloads e
uploads, mas seria meio trabalhosso, pois o usuario precisa copiar o
arquivo para o computador dele, e então fazer as alterações
nescessarias e depois fazer o upload desse arquivo atualizado.

Espero ter dado algumas ideias de soluções.

[]'s

Atenciosamente,
R. Filippus