[FUG-BR] Equivalente do exchange da MS

Renato Frederick frederick em freebsdbrasil.com.br
Terça Julho 4 13:52:26 BRT 2006

Irado, trabalhei 5 anos em uma empresa de informática, na qual precisávamos
gerenciar agenda de técnicos, marcar reuniões com clientes/vendedores, além
de uma equipe de campo que trabalhava fora de Minas.

Tentei diversas vezes mover o exchange, que consumia uma máquina com 2.0GB
de RAM(isso a 3 anos atrás), para o openexchange. Em todos os pontos ele
atendeu e muito bem, consumindo por volta de 512GB de ram, mas no ponto
acima ele não atendeu. :(

O consumo de memória ficou mais sério ainda com o Exchange 2003 hehe.

Sobre a RFC:

A RFC que define o POP/IMAP/SMTP, que são os protocolos "padrão", o Exchange
atende a todos.

Logo, você pode colocar um "horde" autenticando no Exchange via IMAP, se não
quiser usar o "OWA".

Agora, os recursos de colaboração utilizam, além do RPC, portas específicas
e particulares do Exchange, feitos tão somente para o Microsoft Outlook.

Quem não puder ou não quiser utilizar esses recursos, estará utilizando
menos de 30% dos recursos dele.

Mas, voltando ao assunto, disse que se o amigo quiser utilizar o
openexchange para os recursos acima, ele talvez tenha problemas, já que se a
empresa fizer um uso pesado deles, irá notar algumas deficiências.

Então veja bem:

As RFC que definem o protoclo específico de email são atendidas. O que a
Microsoft ou IBM cria, como particular, não precisa definir RFC, pois é
proprietário.

Até porque, se não atendesse ou violasse RFC, o exchange não enviaria email
pro resto da Internet.

Acho importante mantermos a imparcialidade, mesmo que a lista seja sobre
FreeBSD :)

Não sou um defensor do Exchange, mas acho que às vezes o pessoal crucifica
Microsoft, quando todos podem viver felizes(e ganhar dinheiro, que é o
principal) integrando soluções proprietárias com soluções Open(preferência
BSD hehehe)

Abraços

---------
Renato Frederick