[FUG-BR] Internet por hora

Ronan Lucio ronanl em videosoft.com.br
Terça Julho 11 14:20:39 BRT 2006

Renato,

Bem, não sei se eu entende corretamente a sua linha de
pensamento, mas creio que ainda teriamos que ajustar
algumas coisas:

> Ronan, o freepfw pega a variável http do ip do cliente.
> Então, um dhcp resolve, o cliente pega o ip via dhcp,

blz.

> o freepfw pega o ip do cliente e libera a regra sobre demanda.
> Você pode customizar a interface web pra ficar bem simples, do tipo
> "clique aqui" :)

O problema aqui é que, no meu entendimento, essa liberação
deveria ser centralizada no recepcionista, por exemplo, o hóspede
x deseja acessar a Internet por 1 hora.
O recepcionista libera a Internet 60 minutos para o IP e adiciona
no programa do hotel 1 hora de acesso a Internet.

Ou seja, penso que é importante a liberação do acesso estar centralizada
na recepção para eles manterem o controle sobre as horas utilizadas,
e poderem lançar no sistema.

> Não vejo a necessidade do mac, visto que você terá muitos notebooks de
> viajantes, logo, o mac vai mudar sempre. Um dhcp com lease de 5
> dias(avalie
> isso no seu hotel, qual a média de estadia), resolve e fica bem simples!

Realmente, pensando melhor, MAC ou IP não vai fazer muita diferença,
mas acredito que o IP tenha que ser informado de qualquer forma.

> Como eu falei, um shell script transformado em cgi resolve seu caso, algo
> como

Blz, concordo.
Só teriamos que adicionar alguns controles como no freepfw:
usuário e senha, além de adicionar no AT o bloqueio do acesso
em n minutos.

Valeu Renato,
Muito obrigado ai pelo apoio.

[]s