[FUG-BR] [Off Topic] Bind e backup service

Luiz Souza luiz em visualconnect.com.br
Quarta Julho 26 13:30:36 BRT 2006

Alexandre Bunn wrote:
> Sim esta questão do round robin já testei e funcionou mas queria que
> funcionasse semelhante ao funcionamento do MX sem balancear apenas como
> backup.
>
> http://www.rnp.br/newsgen/0209/redundancia_servidor_web.html
>
> Tentei seguindo o exemplo do artigo acima porém não está funcionando.
>
> Com esse esquema segundo o artigo da pra usar um mistro entre
> Round-Robin e Backup

Conforme você pode ver no artigo citado (em testes e analises) o uso do
SRV depende do cliente (browser, servidor de e-mail, etc.) e esse não é
o tipo de registro consultado por padrão no DNS.

O padrão é o cliente questionar pelo registro A do dominio e o servidor
de DNS retorna apenas esse registro (no maximo retornando um CNAME).

Para o uso do SRV o proprio cliente tem que solicitar esse tipo de query
(set querytype=srv - no nslookup ou dnsqr srv para o djbdns).

O unico sistema que eu conheco que utiliza esse recurso é o active
directory da M$. Os clientes (XP, 2K e 2K3) consultam as entradas SRV do
dns para consultar quais são os servidores da rede, quais os enderecos
do kerberos, ldap, global catalog, etc.

Tirando esse (problema) nunca precisei utilizar os registros SRV (até pq
não servem pra nada, já que ninguem usa :) )

A proposta do SRV é interessante, mas...

Luiz