[FUG-BR] PoPToP lento pacas!

Renato Frederick frederick em freebsdbrasil.com.br
Segunda Junho 26 15:34:05 BRT 2006

Acho que os problemas dele são relativos mais ao cenário do que ao pptp em
si.
O uso de cpu/memória/link tanto em openvpn quanto em pptp seriam
semelhantes, já que ambos fazem praticamenta a mesma coisa com o pacote e na
estação servidor.

O cenário dele está:

Uma estaçao no mesmo segmento da vpn
Fechando o tunel com um servidor no mesmo segmento
E fazendo download de um arquivo no servidor... que é o mesmo da vpn.. no
mesmo segmento :)

Talvez o que o Fabrício falou com relação ao BSD 4.x tenha algo a ver, mas o
port do poptop não mudou muito, só mesmo security fix

A estação tenho que concordar, a DUN do 9x se não for atualizada é bem
instável, tem bastantes bugs.

O mínimo para teste seria o 98SE.

O ideal seria você fazer o teste usando um servidor que vai fazer download
em outro segmento, simulando uma conexão da internet

Tente montar um cenário com 2 roteadodres, a estação de uma ponta do
roteador e o BSD POPTOP na outra ponta. O fileserver do qual o arquivo que
esta sendo feito o download estaria atrás do bsd poptop, usando-o como
gateway:

ESTACAO--->ROUTER===ROUTER<-----POPTOP<----FILESERVER

Obviamente você pode substituir o router por um bsd com 2 placas de rede,
etc etc.

Assim, você isola o tráfego e pode, com mais facilidade, detectar aonde está
o problema.

No cenário acima, considerando uma conexão de 10MB, desconte o overhead de
uma encriptacao 128bits do PPTP (ou menor, depende do cliente), pra você ter
idéia da taxa de transferencia.

Faça testes também removendo a encriptação e medindo o consumo de CPU da
cliente e servidor.

A remoção de encriptacao é feita nas propriedades avançadas da conexão PPTP
do 98 e no ppp.conf do poptop

Abraços

---------
Renato Frederick