[FUG-BR] especula??es s?bre o TinyBSD

Jean Milanez Melo jmelo em freebsdbrasil.com.br
Qui Mar 2 16:36:47 BRT 2006

irado em hotpop.com wrote:
> estive (re)lendo a documentação do TinyBSD, um bom trabalho do Jean Milanez
> Melo  e  Patrick Tracanelli. Estava especulando sôbre a possibilidade de
> usa-lo como um firewall em LiveCD, ou por outra, criar um cd ´bootável´ com
> configuração completa de firewall/gateway usando o PF. Óbvio que se tiver
> que alterar alguma coisa a mídia vai pro espaço, mas o custo, hoje em dia,
> é irrelevante.
>
> Bem, acontece que lendo/relendo, me parece que só se pode criar a imagem
> para instalação/funcionamento em um hd, mesmo que mínimo.

> [...]

Ola Irado,

Obrigado pelos elogios. Deveremos estar fazendo algumas novas
implementacoes na nova versao do tinybsd.

Mas de qualquer forma sua ideia é valida e é possivel. O TinyBSD foi
inicialmente projeto para rodar em memorias flash por serem mais
utilizadas em ambientes embarcados wireless.

Nada impede de que voce faca sua imagem bootavel em cd, creio que para
isso bastaria poucas modificacoes. Dee uma olhada na livecd do brandi a
rotina que é utilizada para gerar o iso, depois disso implemente-a no
tinybsd.

Infelizmente no momento estou sem tempo para fazer tal implementacao,
mas caso voce a faca e esteja ok nos mande uma patch que sera um prazer
colocar mais essa feature no sistema. :)

Abracos

--
Atenciosamente
Jean Milanez Melo