[FUG-BR] Downloads corrompendo

Paulo Pires pappires em gmail.com
Seg Mar 20 15:52:58 BRT 2006

On 3/17/06, Tiago Cruz <tiagocruz em forumgdh.net> wrote:

> Sei lá... o problema é que estou observando este comportamento ha alguns
> meses, desde o começo do ano... ha vezes que simplemente não consigo
> baixar nada! Usando um speedy certa vez eu realmente não consegui baixar
> um arquivo grande (300 MB) via FTP, o download não iniciava de jeito
> nenhum... isso é meio estranho e gostaria de resolver...

Pode não ter relação alguma com o seu problema, mas sempre que a
ventoinha de um servidor antigo (e, por isso, não tem sensores de
velocidade de ventoinha e temperaturas) e que fica numa ambiente com
muita poeira (tinha que combinar, né?) que administro começa a ficar
devagar, conexões TCP de mais longa duração começam ter problemas,
especialmente (mas não exclusivamente) quando tem SSL envolvido.  O
diagnóstico é complementado por outros sintomas, como processos que
começam a cair e/ou travamentos do sistema como um todo, quando a
carga de CPU permanece alta por mais de uns poucos minutos (por
exemplo, quando estou atualizando ports).

Fique de olho em temperaturas e memórias, especialmente se você
estiver com memórias sem ECC.

Mas pode ser problema de outra natureza, também.  Quando suas conexões
caem, elas realmente caem, apresentando erro, ou ficam presas e caem
por timeout?  Pode ser que você esteja com problemas de MTU, de
tunneling ou de proxy transparente.  Nossos provedores tupiniquins,
especialmente -- mas não exclusivamente -- em conexões baratas, como
ADSL, costumam nos empurrar proxies e túneis, sem que saibamos, que só
nos atrapalham.

--
Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.