[FUG-BR] acesso ao hardware (via gcc) - complementando

Nilton Jose Rizzo rizzo em i805.com.br
Seg Mar 27 12:05:32 BRT 2006

On Mon, 27 Mar 2006 09:49:00 -0500, irado em hotpop.com wrote
> bem, complementando:
>
> muitos séculos atrás eu cometi um pequeno programa em turbo-c o qual,
> acessando o hardware (floppy) diretamente, fazia uma ´leitura´ das trilhas
> 0 a 79, trilha a trilha. Bem, não havia leitura alguma, apenas o
> deslocamento da cabeça por essas trilhas, sendo que o diskette era o
> conhecido(?) dispositivo para limpeza de cabeças. Com isso, eu
> evitava ficar digitando insaciávelmente ´dir´ (era dos, não esqueçam)
>  além de evitar o desgaste apenas da trilha 0 do diskette de limpeza.

           Irado,

       Da uma olhada em man -k device (device_get*, device_set*)
    veja se com isso voce consegue fazer o que precisa ser feito.

       Partindo do principio que o  nosso sistema é multitarefa
    os acessos *devem* ser feitos através de API do kernel, *acho*
    (quase certeza absoluta) que não tem como fazer isso em userland
    direto e nem é preciso usar assembler, pos tbm não tem acesso
    direto aos dispositivos.

                  Rizzo

> A idéia agora é (re)fazer o programa para funcionar em FreeBSD, mas
> eu precisaria saber os int(errupts) correspondentes. Com certeza
> deve haver um ´#include.h´ pra isso e, possívelmente, não seja
> visível no fonte do kernel. Mas - seguramente - vou olhar o fonte
> sim, mas só no fim de semana.
>
> Ah, em asm eu creio que é imraticável, pra mim pelo menos, que já
> nem vejo isso desde.. hmmm.. ´79/80..
>
> se alguém tiver alguma idéia de onde procurar, a semântica empregada
> (pragma, inline, int-xx, etc), já ajudará bastante :)
>
> obrigado.

Nilton José Rizzo
805 Informatica
021 2413 9786