[FUG-BR] Velocidade do HD

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Quarta Novembro 1 10:58:21 BRST 2006

Em Qua, 2006-11-01 às 09:43 -0300, Bruno Henrique de Oliveira escreveu:

> Nilson,
>
> Pelo manual a minha placa mãe suporta SATA2.
>
> Pelo que entendi você está me falando que um HD SATA2 Samsung não vai adiantar
> nada, apesar de meu hardware falar que tem suporte para SATA2 o sistema continua
> com a velocidade real de discos IDE. É isso mesmo ?

É isso mesmo, o protocolo SATA2 é melhor e queira ou não os HDs (mesmo
a tecnologia ATA) continua evoluindo, então você pode esperar um ganho
básico de performance, eu diria de cerca de 10% no geral.
Se você quiser performance você tem que comprar um HD realmente rápido,
e existem alguns SATA muito bons, te aconselho dar uma olhada nos
comparativos de storage do site www.anandtech.com que vc vai ter uma
ideia geral. O top dos tops hoje em dia é o WD Raptor X, que além
de ser o HD mais rápido do mundo é o mais lindão do mundo, feito pra
se usar em CaseMODs, gabinetes de acrilico:
http://www.wdraptorx.com/en/index.asp?bhcp=1

De qualquer forma é bastante dificil conseguir um HD SATA desses bons
pelo menos aqui no sul. Em sampa deve ser mais facil, mas desconheço.
Então o mais facil, mas nem tão barato é partir pra SCSI.

[]s
Nilson