[FUG-BR] Cluster de Firewall com carp + pfsync (tutorial)

Rogério Schneider stockrt em gmail.com
Sexta Novembro 17 10:25:05 BRST 2006

Marcelo, você tem boas referências para postar, obrigado, vou ter um
dia cheio de leituras :)

On 11/16/06, Marcello Costa <unixmafia em yahoo.com.br> wrote:
> [...]
>

> Achei outros com java , vadi retro , amenos que vc use tomcat
>
> http://www.samag.com/documents/s=1155/sam0101a/0101a.htm
>

> Material muito bom esse aqui :
>
> http://www.enterux.com/en/solutions/load-balancing-high-volume-solutions
>

> Citado varias vezes
>
> http://www.tummy.com/journals/entries/scott_20050324_171814
>
> http://www.linux-ha.org/Heartbeat
>

> Balance já foi colocado na lista
>
> Tem varias formas de fazer , apenas acho que o problema não precisa
> passar a ser storage.
>
> Storage  , o geom pode ajudar virtualizando ou to falando tremenda

Não é besteira não, estou trabalhando para utilizar um sistema baseado
em geom com ggate e gmirror.
Bem, a idéia é replicar um volume de uma máquina para outra, e quando
a slave assumir, checar se ela pode assumir, se estiver com sistema
limpo, consistente. Parece simples, mas na hora de implementar é que
aparecem os problemas reais.
Outra coisa, é que as vezes a sincronização me parece muito lenta,
quando de uma falha, o novo slave recebe, no startup, TODO o volume do
atual master... Isso leva muito tempo. O DRBD diz ser otimizado nisso,
levando de 1 a 3 minutos para sync completa, em volumes de até 4 TB,
isso sim é bom.
Se o gmirror pudesse fazer isso, seria ótimo, trabalhar como o rsync
saca, gerando hashs de blocos contínuos e checando com o destino,
otimizando a transferência, enviando somente aquilo que é realmente
diferente, e não tudo.

Esbarrei nesse problema agora... E outra coisa é quando um slave
assume master com o FS corrompido. Pode ocorrer, e representa risco
para os dados, imaigna fazer um espelhamento disso sobre o antigo
master, que tem os dados consistentes? Pronto neh... Essa chacagem
deve ser feita antes de o slave assumir master.

Quanto aos clientes, seriam NFS, ai entra um outro problema.
Como eles se comportariam numa troca onde ninguém asume? Master falha,
slave não assume por inconsistência.. Será que o cliente (server web,
mail) não vai tentar usar arquivos locais nesse caso? Isso seria uma
boa bosta :)

Att,
RS

> --