[FUG-BR] amd64 e P4

m0f0x el.mofo em uol.com.br
Sexta Novembro 24 18:34:58 BRST 2006

Aproveitando a resposta do João Rocha, gostaria de te lembrar que, se
vc for usar FreeBSD/amd64, esteja ciente que algumas coisas não vão
funcionar (software).

Por exemplo, se vc utilizar placa de vídeo NVIDIA e espera ter OpenGL
em plataforma amd64, vai se decepcionar. O driver que a NVIDIA
disponibiliza só roda em i386.

Se vc precisar ver vídeos que utilizam codecs que fazem parte do port
multimedia/win32-codecs, também vai se decepcionar. Quem usa mplayer em
amd64 sofre um bocado na hora de ver um vídeo (DivX, Windows Fucking
Media, etc.).

Também tive problemas em amd64 com minha controladora SCSI [asr(4)]...
ela só funcionou em i386!

Se vc precisar acessar seu banco, que é o meu caso (infelizmente, o
Banco do Brasil), e este banco utilizar Java/applet, esqueça. Não há o
famoso "Java browser plugin" (ainda) para 64-bits.

Lógico, é possível fazer gambiarra no caso de Java/Flash, utilizando o
port www/linux-opera, www/linux-flashpugin7 e java/linux-sun-jdk13.

Estou testando minha máquina (um Lentium D 2.66GHz) em i386 agora. Não
gostei muito não: as coisas "andam mais" em amd64... mas infelizmente
as coisas em 64-bits não funcionam 100% (softwares) pois tudo isso
ainda é uma coisa muito nova. Tem de esperar para ver os resultados.

Por exemplo, quando o Windows Vista sair definitivamente, provavelmente
o "problema" do port multimedia/win32-codecs será sanado com um novo
port contendo as DLLs dos codecs que serão direcionados para as versões
de 64-bits do Windows.