[FUG-BR] RES: criptografar arquivo pf.conf

Domingo Novembro 26 22:14:28 BRST 2006

Bem... empresas "grandes" já fazem isso a tempos..

A famosa mcafee vende a preços exorbitantes gateways de email rodando em
cima de BSD com um web server.
Checkpoint roda as versões novas do firewall-1 em cima de appliances nokia..

Com certeza a decisão de utilizar appliances, além de técnica(mais estável,
melhor do que dar suporte ao OS base instalado, etc etc), partiu também pro
lado de contrato/marketing, como você falou embaixo.

Afinal, "comprar uma caixa" faz mais "volume" do que adquirir 3cdzinhos e
colocar no pentium III encostado hehehe.

Agora, acho que acima de tudo, o instrumento que resguarda seu trabalho é o
contrato formal assinado por ambos.

Nele que vocês irão concordar o que deve ser feito em caso de não
pagamento... se o material ali produzido é de propriedade intelectual sua ou
dele, etc etc.. um advogado iria orientá-lo melhor nisso.

Por exemplo, você criando um script de firewall e o contrato de trabalho
entre os 2 ficando de maneira que o material é seu, você nem precisaria
criptografar, pois se ele copiar estará caracterizando pirataria.

Da mesma forma, se a relação de trabalho se deu de maneira que o material
que você produziu é do seu cliente, você está errado em criptografá-lo...

São as sutilizas da falta de leis específicas para a informática no pais, no
que tange a essa área que deixa a gente nessa dúvida.