[FUG-BR] criptografar arquivo pf.conf

Ricardo Nabinger Sanchez rnsanchez em gmail.com
Domingo Novembro 26 23:53:31 BRST 2006

On Sun, 26 Nov 2006 20:08:33 -0200
"listas diogo" <listas.diogo em gmail.com> wrote:

> acho q as grandes empresas não estão compartilhando nada .. e sim
> transformando serviço em produto e metendo licença pelo produto
>
> tipo assim ja vi empresas vendendo soluções dizendo linux da empresa tal,
> firewall até 20 usuarios ai se tiver mais maquina  ocara paga +
>
> desta forma eu acho meio exagero .
>
> Acho q o grande caminho e transformar serviço em produto . e embutir seu
> serviço na manutenção deste produto ou cobrar aluguel do seu equipamento !

não entendi o que tu quis dizer.  BSD, GPL, ..., também são licenças, e elas
não proibem de cobrar pelo que tu faz.  por sinal, teu script de firewall
poderia (eu acho que já deveria, mas é minha opinião) ter uma licença e, não
sei se tu tem como, colocar em algum local "neutro" para que a prova da
licença existe.  tipo um repositório CVS/SVN do que tu faz.  basta não
esquecer de colocar a licença logo de cara.

senão fica tudo muito no verbo/gaveta, e as pessoas acabam por não dar o
mínimo valor às licenças (especialmente as livres), se "apropriando" do que
não é delas, mas isso não quer dizer que a empresa onde tu trabalhou tenha
que te pagar royalties por usar teu script, pois ela te pagou pra fazê-lo.

--
Ricardo Nabinger Sanchez     <rnsanchez@{gmail.com,wait4.org}>