[FUG-BR] [OFF TOPIC] FreeBSD + internet wireless.

Domingo Outubro 1 14:54:42 BRT 2006

Junior Pires wrote:
> Olá pessoal, desculpa ai pelo off topic, mas eu estou com uma grande
> dúvida...
>
> Eu estou montando um provedor de internt, onde eu terei um servidor
> FreeBSD fazenco um proxy cache squid com controle de banda com ipfw,
> porém, eu precisarei colocar um aparelho de rádio para distribuir a
> internet com segurança para os usuários, e até mesmo para não correr o
> risco de haver o roubo da minha banda.
>
> Ai vem a dúvida:
>
> Como farei para fazer o proxy cache, se o aparelho de rádio estará da
> saida da internet para os usuários?

> [...]

Acho (no sentido de supor) que sua topologia de rede está errada;

um provedor internet, por definição, deve estar *entre* a internet e os
clientes; algo parecido com:

    Internet <---> Provedor Internet <---> clientes

No seu caso, me parece, que deveria ser algo do tipo:

    Internet <---> Servidor(FreeBSD) <---> wireless <---> clientes

Desse modo todo o tráfego dos clientes, obrigatoriamente, passa pelo seu
servidor...

Dê uma olhada no histórico da lista que voce achará (no sentido de
encontrar) um bocado de informação sobre configuração de proxy
transparente, controle da banda, controle de usuários, etc...

[]s

Antonio Torres