[FUG-BR] [OFF TOPIC] + - Solução para ISP

Marcos Fco. A. Silva marcos em linuxtec.com.br
Sexta Outubro 20 13:54:21 BRST 2006

Boa tarde a todos,

Estou elaborando um projeto para um ISP aqui de Guarulhos onde eu terei
que criar uma interface WEB com PHP e Perl para unificar o processo de
inclusão dos assinantes.
Vamos as explicações.

Estrutura:

|================|
|                                    |
     |=========|
|            LAN                | <==============> | DHCP         |
|================|                                      | IPTABLES  |

    | APACHE    |

   |   PHP          |

   |   PERL        |

   |=========|

    |=========|

    | Firewall PF  |

    |     ALTQ     |

    |=========|

Atualmente eu tenho que cadastrar o MAC e IP dos assinante via Shell no
Linux que serve DHCP e Forwardind de pacotes com iptables amarrado por
MAC para o Firewall principal que é FreeBSD + PF e ALTQ.
Após cadastrar os assinante no DHCP eu tenho que cadastrar o IP do
assinante no Firewall principal principal para o PF + ALTQ controlar a
Banda.
Os funcionários tem que usar o mcedit e logar em dois servidores,
gostaria de eliminar a necessidade de uma shell valida para reduzir o
número de erro que rolam diariamente.

Estou pensando em desenvolver uma interface WEB que vai ficar no Linux
para que os funcionários do ISP cadastrem os assinantes de maneira mais
simplificada.

Gostaria de receber opniões da lista sobre a melhor maneira de se fazer
isso.
No meu entendimento o cenário seria o seguinte:

    1) A interface em PHP para cadastro, alteração e exclusão dos assinantes
    2) Um script em Perl que iria adicionar as regras de IPtables
(Forwarding)
    3) Um script em Perl para adicionar a entrada no DHCP
    4) Um script em Perl para criar um arquivos com o IP e a banda do
assinante
    5) O arquivo gerado pelo script deve ser transferido por scp ou
rsync para o FreeBSD onde o PF possa ler e atribuir a banda.

Minha ideia tem viabilidade?
É possível fazer com que esse script Perl crie, edite e delete esses
registro?
Será que vou ter que usar algum BD para tanto?
Alguém imagina algum cenário diferente e simples?

Desde já agradeço.

Atenciosamente,

--
Marcos Francisco Alcântara Silva
Administrador de Sistemas - *NIX

FUG-BR User #248
Linux user  #425822

---
Existem indivíduos que estão consideravelmente adiantados nessa trajetória para o Criador....
É extremamente importante saber que ninguém ensina nada, mas que existem pessoas que aprendem