[FUG-BR] RAID

Nelson Pereira Júnior npereirajr em gmail.com
Sexta Outubro 27 10:32:50 BRST 2006

Pessoal, comprei uma placa mãe Intel, com suporte a Raid.

Quero fazer Raid0.

Configuro o RAID na BIOS da placa mãe. Digo que os 2 HDs farão um RAID 0.

Pelo que entendo de raid via hardware, o SO simplesmente veria um HD apenas,
com o dobro do tamanho. Seria completamente transparente pra ele. O SO nem
deveria saber que é um RAID ou não, isso o hareware controlaria.

Mas quando vou instalar o FreeBSD, ele me apresenta 3 HDs, quando na verdade
tenho apenas 2, e deveria me apresentar apenas 1, o próprio raid.

No Win2003 pra funcionar o RAID preciso instalar um Driver num disquete que
veio junto com a placa.

Em outros SOs, como o Debian, ele me apresenta apenas 2 HDs pra instalar o
SO, e não apenas o RAID, ou seja, nem reconhece o RAID via hardware da minha
placa mãe Intel.

Por que acontece isso? Visto que é RAID via hardware, não deveria ser tudo
transparente e automático?

Att.

Nelson.