[FUG-BR] [1/2 off] Qmail + dspam

Luiz Otavio Souza luiz em visualconnect.com.br
Sábado Abril 28 12:31:48 BRT 2007

Luiz Morte escreveu:
> Bom dia lista,
>
> Tenho um FreeBSD 5.4 usando qmail-ldap. Estou pretendendo instalar o dspam+mysql.
> Fiz alguns testes, mas queria trocar idéias com alguém que usa essa solução.
>
> o que tentei fazer:
> Como o dspam precisa ser ensinado, coloquei no arquivo maildroprc para que, quando
> o spamassassin encontre um spam, o dpsam aprenda isso. Em um primeiro momento funcionou
> bem, mas como para cada email eu tinha que:
> 1. Chamar o dspam para que a mensagem tenha a assinatura dele;
> 2. Chamar o dspam para dizer que era spam.

> [...]
Luiz,

Aqui o dspam não aguentou, ou melhor, eu não aguentei ele.

A base de dados do mysql corrompe com frequencia e causa sempre muito
transtorno.

O overhead é grande (um perl para cada mensagem processada) e a
interface web também é em perl e pesada (com um grande historico de
mensagens).

Através do historico voce pode corrigir uma eventual falha de
classificaçao de mensagem (duvida 3).

Alem dos frequentes problemas na base de daos meu servidor ficou pequeno
para o dspam (que utilizava quase 500MB de memória cada vez que alguem
utilizava a interface web) e acabei desistindo dele.

Quanto ao filtro o funcionamento dele era de bom (filtrava em torno de
85-90% dos spams), mas também requer treinamento constante.

luiz