[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Prevenção contra arquivos apagados

Quinta Agosto 2 20:33:35 BRT 2007

> O que poderia ser feito também é fazer snapshots regulares do filesystem
> (mksnap_ffs), mas dependendo do tamanho do filesystem e capacidade da
> máquina, isso poderia ser bem lento (deixa o sistema todo lento), além do
> que, se você tem muita alteração nesse filesystem vai "perder" algum espaço
> e você ainda cai na mesma questão do horário. Porém é uma feature bem legal
> e acho que vale a pena você testar.

Alexandre, muito bem lembrado. Na verdade acho que é a melhor idéia até
o momento.

Testei num pequeno servidor, tambem de hosting, com `iostat -w1`
marcando 1.3MB/s de throughput em disco (producao), deu:

# /usr/bin/time -h mksnap_ffs /usr/home snap01
         47.40s real             0.00s user              0.59s sys

O sistema de arquivos nao e grande:

# df -h /usr/home/
Filesystem     Size    Used   Avail Capacity  Mounted on
/dev/ad0s1g     83G     25G    57G    30%    /usr/home

Mas consideraria aceitavel, da pra fazer um snap a cada 15 minutos, sem
comprometer o uso em producao (um nice +20 na tarefa agendada ajudaria a
evitar queda de performance tambem).

Bem pensado =)

--
Patrick Tracanelli