[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Prevenção contra arquivos apagados

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Sexta Agosto 3 11:02:50 BRT 2007

On 8/2/07, Patrick Tracanelli <eksffa em freebsdbrasil.com.br> wrote:

> Alexandre, muito bem lembrado. Na verdade acho que é a melhor idéia até
> o momento.
>
> Testei num pequeno servidor, tambem de hosting, com `iostat -w1`
> marcando 1.3MB/s de throughput em disco (producao), deu:
>
> # /usr/bin/time -h mksnap_ffs /usr/home snap01
>          47.40s real             0.00s user              0.59s sys
>
> O sistema de arquivos nao e grande:
>
> # df -h /usr/home/
> Filesystem     Size    Used   Avail Capacity  Mounted on
> /dev/ad0s1g     83G     25G    57G    30%    /usr/home

> [...]

Obrigado! ;-)

Só acho  vale a pena ser testado no ambiente final dele, em horário de pico,
em fim, um "teste real", eu nunca usei snapshot desta forma, mas nas listas
la fora teve gente reclamando de "congelamento" momentaneo do SO durante o
snapshot em versões passadas (final do ano passado), e o Kris Kennaway
comentou na época que isso poderia mesmo acontecer.

Silmar, testa ai e fala pra gente se funcionou, se puder com alguns detalhes
de tamanho do filesystem, tempo de execuçao, etc...

Eu tenho a idéia de implementar isso nos novos servidores de arquivos aqui
da empresa, pois está cada vez mais frequente os cabecinhas
apagarem/alterarem oque não devem e ficarem pedindo pra restaurar planilhas,
etc... só não testei... teremos pelo menos 2 servidores com 2 TB cada um...

Alexandre