[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Prevenção contra arquivos apagados

Sexta Agosto 3 11:23:06 BRT 2007

Alexandre Biancalana wrote:

> Obrigado! ;-)
>
> Só acho  vale a pena ser testado no ambiente final dele, em horário de pico,
> em fim, um "teste real", eu nunca usei snapshot desta forma, mas nas listas
> la fora teve gente reclamando de "congelamento" momentaneo do SO durante o
> snapshot em versões passadas (final do ano passado), e o Kris Kennaway
> comentou na época que isso poderia mesmo acontecer.

Sem duvida. Eu tenho problema de congelamento com dump -L por exemplo,
em producao. Porem, se o sistema de arquivos nao for muito grande ou o
uso em producao tambem nao, muda muito o comportamento. Isso porque o
acesso a disco ainda nao pode ser controlado como prioridade no
escalonador por exemplo, entao um processo de baixa prioridade pode
gerar acesso em disco maior que outros, ao ponto de prejudicar os mais
privilegiados.

O ideal seria uma forma de definir prioridade de operacao em disco. O
PJD comentou sobre estar implementando isso como modulo geom, mas nao
sei da "prioridade" disso pra esse desenvolvedor.

> Silmar, testa ai e fala pra gente se funcionou, se puder com alguns detalhes
> de tamanho do filesystem, tempo de execuçao, etc...

Tamanho do FS, metodo de acesso a disco e vazao em producao, vao fazer a
diferenca entre a viabilidade ou nao. Senao, implementar na aplicação
volta a ser a opcao.

> Eu tenho a idéia de implementar isso nos novos servidores de arquivos aqui
> da empresa, pois está cada vez mais frequente os cabecinhas
> apagarem/alterarem oque não devem e ficarem pedindo pra restaurar planilhas,
> etc... só não testei... teremos pelo menos 2 servidores com 2 TB cada um...

Desse tamanho, acho que fora do horario comercial soh. E' servidor de
arquivos com o que? Samba tem o vfs recycle que gera a lixeira (com
politica configuravel) e appletalk tem o drestore, menos flexivel que o
recycle do samba mas ainda assim funcional. Se for NFS, bom, ai so com
coisa experimental (NFS4 com o "newnfsd" permite chamar scripts externos
pra certos tipos de operacoes).