[FUG-BR] File system full

Terça Agosto 7 18:48:59 BRT 2007

On 8/7/07, Daniel Borges Quintão <dbquintao at mercadomineiro.com.br> wrote:
> [...]
> /dev/da0s1g     16G     15G     49M   100%    /usr
>
> [root at mail2 /]# du -sh /usr/
> 5.4G    /usr/
>
> [root at mail2 /]# uname -a
> FreeBSD mail2.dominio.com.br 6.2-RELEASE FreeBSD 6.2-RELEASE #0: Fri Jan
> 12 11:05:30 UTC 2007
> root at dessler.cse.buffalo.edu:/usr/obj/usr/src/sys/SMP  i386
>
> Não estou sabendo porque dessa diferença tão grande nas informações
> apresentadas, pois nas outras partições as informações dos dois comandos
> "batem".
>
> Alguem já passou por isso ou tem alguma dica de como solucionar esse

Já passei por algo assim. Verifique as seguintes possibilidades:

1 ) se tem snapshots do sistema de arquivos. Eles manteem  cópias
dos arquivos. Se tiver, remova-os. Verifique em especial o /usr/.snap
2 ) você faz "make clean" depois que instala os programas dos ports?
Teste com um "du -skc /usr/ports/*/*/work". Se a lista for grande, faça
os devidos "make clean".
3 ) Faça o "du -skc *" em cada nível de diretórios do /usr para ver se
tem muita coisa usando espaço, tipo /usr/local/www.
4 ) Está usando squid? Se sim, a cache está neste sistema de arquivos?

Imagine mais algumas coisas.. rsrs

João Rocha.