[FUG-BR] Famoso firewall do BSD

Quinta Fevereiro 8 11:14:32 BRST 2007

On 2/8/07, Lutieri G. <lutierigbtrabalho at gmail.com> wrote:
> Lista! Resolvi migrar pro BSD recentemente por ouvir falar muito da
> estabilidade do mesmo.

Realmente é MUITO bom.

> Li em algum lugar que o firewall padrão do freebsd é usado
> internamente pela NASA e que em 8 anos foi encontrado apenas 1 bug. A
> qual firewall eles estão se referindo?

O OpenBSD que está a 10 anos com só um bug explorável remotamente
encontrado, no caso da instalação padrão. OUtros bugs surgiram em outros
programas que não são instalados na instalação padrão, mas boa parte
deles não são feitos pelo pessoal do OpenBSD, tal como o Apache etc.

Mesmo o FreeBSD quase não teve bugs perigosos em sua história, mas já
aconteceu. O FreeBSD é mais flexível que o OpenBSD, podendo ser usado
desde estações de usuários (Você pode instalar ao seu gosto ou instalar o
PCBSD (www.pcbsd.org)), a firewall, passando por servidores web, servidores
VoIP, banco de dados etc.

> Outra coisa, o  netfilter(iptables) não é usado no freebsd?!

O FreeBSD tem 3 firewalls possíveis. O IPFW que eu uso e é o mais usado;
o PF, que originou do OpenBSD e é muito usado; e o IPF, que quase não é
usado. Já ouvi falar que tinha alguém querendo migrar o iptables para o
FreeBSD, mas não sei como está o projeto, e isto faz alguns anos.

> Obrigado.

Abraços,
    João Rocha.