[FUG-BR] IPFW + Burst ?

Rafael Albuquerque rbaslack em gmail.com
Domingo Janeiro 7 19:50:32 BRST 2007

On 1/7/07, Renato Frederick <frederick em dahype.org> wrote:
> Humm
>
> Primeiro deixa eu entender o que é o conceito do mikrotik
>
> Ele libera a banda máxima por alguns minutos e depois limita?
>
> Ex, a sessão http ocorre com a banda máxima por 5minutos, conforme o limite
> setado no radius.
> Após os 5minutos o limite cai pro mínimo configurado?
>
> É isto?

É. Basicamente isso. Dessa forma, é possivel diminuir a velocidade de
download em si e melhor a navegação. (é preciso ser sábio na hora da
escolha dos valores, se o download ficar muito ruim a turma vai chiar
tb. É preciso ter sabedoria)

> Daí, se o download "couber"(hehehe, essa foi feia hein) em 5minutos, ele é
> feito nesta velocidade.
>
> Se ele ultrapassar os 5minutos(ex, um ISO), ele vai pra velocidade mínima.
>

> Estive lendo hoje a documentação do squid e não achei nada no delay pools
> que falasse disto, só achei isto que você falou mesmo.

Pois é. Quando falaram do delay pools meus olhos chega brilharam! Hehehe,
mas ainda pode aparecer alguem com a "magica" e ele ainda ser util, apenas no
que EU pude ver, nao resolve.

> Eu já utilizo o ipfw com pipes, mas alguém alardeou que este burst é a
> "solução" dos problemas de ocupação de banda... em minha ignorância, se não
> tem mais banda, tem que comprar, mas já viu como é, sempre querem apertar
> mais a torneira antes de liberar $$$ :)

Concordo. Mas se nao houver um bom controle de banda, nao existirá limites.
Sempre precisaremos mais e mais.. e mais e mais.
Acho que tem de ser um pouquinho de cada lado. Comprar mais banda, mas tambem
procurar alternativas para melhorar o uso do link.

> Obrigado pelas idéias, fico aguardando comentários

Abraço
Rafael