[FUG-BR] IPFW + Burst ?

Rodolfo Zappa listas-rod em zappa.eti.br
Domingo Janeiro 7 20:22:04 BRST 2007

Pelo que eu me lembro, o delay pools não trabalho por tempo, conforme
mencionado, mas sim por kb trafegado. (no fim acaba dando no mesmo).

Por exemplo:

1) Configura-se qual a banda máxima utilizada pelo squid (normalmente é
bom não colocar 100% do seu link, pois do contrário, outros protocolos
que não passem pelo squid poderão ficar comprometidos);

2) Configura-se a banda máxima utilizada por cada cliente (se eu não me
engano, ele só estrangula a banda quando necessário);

3) Configura-se o tamanho máximo de download, antes da banda se
estrangulada para o valor do próximo passo;

4) Configura-se a banda utilizada para downloads que ultrapassaram a
marca estabelecida no item 3.

Daí, suponhamos que a largura do seu link seja de 1Mbps, vc seta o squid
para usar 800Kbps, cada usuário para usar 100 Kbps, a banda estrangulada
para 30 Kbps e o tamanho de download aceito antes de estrangular, em 100
KB (este tamanho é por arquivo).

Isto faz com que o download seja a 800 Kbps, até 100 KB trafegado, após
isso ele limita a banda para 30 Kbps.

Isso me resolveu um problemão a um tempo atrás, mas me desculpem a
imprecisão, pois faz bastante tempo mesmo.

Inclusive este controle deve ter melhorado um bocado, de lá pra cá.

--
Cordialmente,

Rodolfo Zappa

Archive TSP - Total Solution Provider
Nosso negócio é garantir que a sua rede de informações não pare!

(21) 2567-1842
rodolfo em archive.com.br
http://www.archive.com.br