[FUG-BR] Pc-bsd

Segunda Julho 23 11:46:04 BRT 2007

Daniel Balieiro wrote:
> Ola,
>
> Em freebsd eu nunca testei, mas no linux já.
> A minha placa de video, aqui no trabalho, é uma nVidia Corporation NV34
> [GeForce FX 5200] (rev a1) e funciona numa boa.
> A velocidade é legal, não fica lento não. Mas da pra sentir a diferença de
> velocidade com ele.
>
> O que eu percebi é que depois de algumas horas trabalhando com o beryl, ele
> começa a irritar. É muito bonito, muito legal, mas não tão prático. Acabei
> tirando.
> É algo muito bom pra mostrar pra alguém, mas no dia-a-dia eu não gostei de
> [...]

Acho que isso depende de como voce o configura. Nao vi nada ate hoje
capaz de aumentar tanto a produtividade quanto o Beryl. E quem me
conhece um pouco sabe o quao raro é eu dizer isso, ja que sou um fan
assumido do Enlightenment (quando eu aprendi a customizar o
keybindings.cfg do Enlight, minha vida mudou ehhuauha).

Pois bem, o Beryl pode ser tao funcional, de alta-produtividade, quanto
o E, ou qualquer outro WM. Nao ha nenhum recurso que exista em outro WM
e nao exista no Beryl. Mas ao contrario n eh verdade. Tem coisa q so o
Beryl faz, e eu n me refiro a nenhuma firula 3D. Alias, todas as firulas
3D podem ser desligadas, se incomodar. Cubo, trabalhar na "quina" dos
desktops, zoom, shades e minimizacoes/maximinacoes (alias pra q
minimizar?) futuristicas e animadas, tudo pode ser desligado. Ninguem
precisa ter sua janela dancando "a conga" antes de minimizar, nem que
ela pegue fogo ate virar cinzas, antes de fechar. Toda a firulagem
(bixisses hehe) dispensavel, se irritar, eh soh desligar... ou
desinstalar o plugin.

Mas os recursos praticos, como scaling entre aplicacoes de todos os
desktops, scaling seletivos, se deslocar de um desktop pro outro com um
atalho de teclado, etc. Isso coloca a produtividade la em cima, e nisso,
o Beryl (compiz fusion agora) eh imbativel. Se n gosta do cubo,
desligue-o e use shading. E o proprio cubo tem seu uso pratico q nao tem
nada a ver com impressionar visualmente quem esta do seu lado. Por
exemplo, a transparencia do cubo, se configurada direito, eh uma mao na
roda. Voce bate o olho e esabe onde esta cada aplicacao (caso fique
perdendo-as hehe).

Uma coisa tbm deve ser dita: usar o cubo, como cubo, nao da. 4 desktops
é pouco... tem q ser no minimo um exagono hehe. E nunca mais minimizar
nenhuma aplicacao na vida, eh no minimo muito funcional.

Uma pena eh ter que ter uma placa 3D pra isso, pq a maioria dos recursos
que torna o beryl tao bom, n tem nada a ver com os modos 3D. Alias o
beryl eh essencialmente 2D. Voce nao trabalha com as janelas em 3D, nao
tem nocao de profundidade se nao entrar no modo cubo ou equivalente, e
nesse modo nao ha interatividade plena (especialmente reclado). Enfim,
essencialmente eh um WM 2D... alias eu acho que o beryl deveria poder
ser usado em 2D. Isso difundiria seu uso e nao o limitaria a quem tem
hardware que guenta AIGLX. Afinal, cubo, janelas com vida propria...
quem precisa disso? Agora shading, sliding, foco seletivo, multiplos
desktop... n tem nada de AIGLX nisso.. e eh uma mao na roda usar.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
(31) 3281-9633 / 3281-3547