[FUG-BR] Pc-bsd

Segunda Julho 23 21:34:58 BRT 2007

On 7/23/07, Patrick Tracanelli <eksffa at freebsdbrasil.com.br> wrote:

> [...]
> e nao exista no Beryl. Mas ao contrario n eh verdade. Tem coisa q so o
> Beryl faz, e eu n me refiro a nenhuma firula 3D. Alias, todas as firulas
> 3D podem ser desligadas, se incomodar. Cubo, trabalhar na "quina" dos
> desktops, zoom, shades e minimizacoes/maximinacoes (alias pra q
> minimizar?) futuristicas e animadas, tudo pode ser desligado. Ninguem
> precisa ter sua janela dancando "a conga" antes de minimizar, nem que
> ela pegue fogo ate virar cinzas, antes de fechar. Toda a firulagem
> (bixisses hehe) dispensavel, se irritar, eh soh desligar... ou

Eu uso o KDE. É relativamente leve quando se desliga as firulas. Eu sempre
digo que a máquina tem pouca CPU, desligando assim muitas das firulas,
pois quero desempenho. Que bom que o Beryl tem isto também, pois depois
de um tempo eu poderia enjoar das firulas, caso o usasse. Eu não tenho
máquina para usá-lo.

Eu uso o Mac OS X também, e tem algumas coisas qeu adoro nele, mas
não o acho produtivo como o KDE por muitos motivos. Ele não tem múltiplos
desktops (eu uso no mínimo 6), o programa de terminal está limitado a uma
shell, enquanto posso abrir muitas no Konsole etc. Acho que o meu modo de
trabalhar já está todo moldado para recursos do KDE, e alguns deles faltam
nos outros WM. Outra coisa é que eu já sei muitas das teclas de atalho que
preciso do KDE.

> Mas os recursos praticos, como scaling entre aplicacoes de todos os
> desktops, scaling seletivos, se deslocar de um desktop pro outro com um
> atalho de teclado, etc. Isso coloca a produtividade la em cima, e nisso,
> o Beryl (compiz fusion agora) eh imbativel. Se n gosta do cubo,
> desligue-o e use shading. E o proprio cubo tem seu uso pratico q nao tem
> nada a ver com impressionar visualmente quem esta do seu lado. Por
> exemplo, a transparencia do cubo, se configurada direito, eh uma mao na
> roda. Voce bate o olho e esabe onde esta cada aplicacao (caso fique
> [...]

Eu vi nas demosntrações do Beryl que ele tem algumas coisas muito legais
que o Mac OS X tem, como espalhar todas as janelas abertas para se escolher,
dar zoom na tela etc, que gostaria que o KDE tivesse. Será que vai ter na
versão 4?

> Uma coisa tbm deve ser dita: usar o cubo, como cubo, nao da. 4 desktops
> é pouco... tem q ser no minimo um exagono hehe. E nunca mais minimizar
> nenhuma aplicacao na vida, eh no minimo muito funcional.

Eu uso 6 Desktops. Um para o Gaim, com a janela de conversação cheia de
abas, e o konsole, cheio de shells, uma com ssh para cada servidor, e não
satisfeito ainda rodo o screen em cada uma dela. Em outro rodo o Firefox,
com um bando de janelas e com várias abas em cada uma delas. Em outro
rodo o Konqueror, com múltiplas abas (Ele é melhor para uma certa tarefa
que eu faço rotineiramente.). Em um outro rodo o Kmail, com várias caixas
postais abertas por IMAP. Resta uma para outras coisas, como o jogo de
paciência (Muito bom para acalmar quando está tentando fazer um cliente
dar um ping em uma janela DOS e ele fala que não está vendo um lugar
para escrever o que mando, ou quando ele pergunta se é para apagar o
"c:\windows\system >" que apareceu. :^))) ).

> [...]
> beryl eh essencialmente 2D. Voce nao trabalha com as janelas em 3D, nao
> tem nocao de profundidade se nao entrar no modo cubo ou equivalente, e
> nesse modo nao ha interatividade plena (especialmente reclado). Enfim,
> essencialmente eh um WM 2D... alias eu acho que o beryl deveria poder
> ser usado em 2D. Isso difundiria seu uso e nao o limitaria a quem tem
> hardware que guenta AIGLX. Afinal, cubo, janelas com vida propria...
> quem precisa disso? Agora shading, sliding, foco seletivo, multiplos
> desktop... n tem nada de AIGLX nisso.. e eh uma mao na roda usar.

A maior parte das máquinas baratas poderia poder rodar o Beryl, o que
seria uma pancada muito grande na M$. Seria passar para a M$ o devido
atestado de incompetência, que já está fazendo mesmo com a exigência
de 3D.

João Rocha.