[FUG-BR] Pc-bsd

Thiago Costa dk.thiago em gmail.com
Quinta Julho 26 02:15:51 BRT 2007

Em Segunda 23 Julho 2007 21:34, Joao Rocha Braga Filho escreveu:
> [...]
Aqui tb só testei em Linux, mas fico contente por agora ter essa possibilidade
tb no FreeBSD. Eu tenho placa 3D para rodar alguns jogos de vez enquando,
Wolf ET, Doom3. Mas quando eu to só no desktop, para a placa não ficar em
idle eu ativo os efeitos do Beryl. Inclusive com a placa que eu tenho aqui eu
rodo Doom3 com os efeitos do Beryl ativos sem problemas. Será que a minha
placa é uma dessas "necessárias" pra rodar o Vista? Ou será que essa história
de que o Beryl é pesado é só mais um FUD?

> [...]
> de um tempo eu poderia enjoar das firulas, caso o usasse. Eu não tenho
> máquina para usá-lo.
>
> Eu uso o Mac OS X também, e tem algumas coisas qeu adoro nele, mas
> não o acho produtivo como o KDE por muitos motivos. Ele não tem múltiplos
> desktops (eu uso no mínimo 6), o programa de terminal está limitado a uma
> shell, enquanto posso abrir muitas no Konsole etc. Acho que o meu modo de
> trabalhar já está todo moldado para recursos do KDE, e alguns deles faltam
> nos outros WM. Outra coisa é que eu já sei muitas das teclas de atalho que

Desempenho você precisa em uma maquina SERVER, que muitas vezes nem X11 tem,
muitas vezes nem monitor e teclado tem. Em maquinas WORKSTATION vc precisa
ser produtivo, o que o Beryl não atrapalha em nada e como o Patrick disse
pode até ser de alta-produtividade. A respeito das minimizações hoje em dia
podem não ser tão uteis, mas ícones na tray são _MUITO_ úteis, por exemplo,
porque deixar a janela do instant messenger aberto no meu desktop, eu acho
muito mais prático deixa-la na tray, quando alguém me mandar uma mensagem o
ícone fica piscando, ou algo do genero. Player na tray também é um ótima, eu
faço minha playlist, boto pra tocar e deixo o ícone do player na tray e não
fica poluindo meu ambiente de trabalho (no caso as janelas abertas e
maximizadas), caso eu queira mudar algo na playlist, clico no ícone na tray,
abre a janela do player e eu faço a alteração. Até agora nada disso
precisaria do Beryl pra funcionar. O grande feature do Beryl é o scale, isso
sim é algo muito produtivo, pois se quero pular pra outra janela eu chamo o
scale, ele me mostra miniaturas das janelas que eu tenho aberta, rapidamente
visualizo a que eu quero usar e clico sobre ela. Outra grande utilizadade é
poder deixar a janela transparente, algumas contas minhas peço para gerar
boleto online (minha operadora de VoIP por exemplo), meu internet banking
infelizmente não é muito fan do ctrl+c e ctrl+v (algum lixo de JavaScript
fodendo a vida), então quando eu preciso copiar o numero do boleto eu deixo a
janela do boleto atraz, a do internet banking na frente parcialmente
transparente, assim posso copiar o conteudo que esta atraz sem ter que ficar
alternando entre as janelas com Ctrl+TAB.

> [...]
> com um bando de janelas e com várias abas em cada uma delas. Em outro
> rodo o Konqueror, com múltiplas abas (Ele é melhor para uma certa tarefa
> que eu faço rotineiramente.). Em um outro rodo o Kmail, com várias caixas
> postais abertas por IMAP. Resta uma para outras coisas, como o jogo de
> paciência (Muito bom para acalmar quando está tentando fazer um cliente
> dar um ping em uma janela DOS e ele fala que não está vendo um lugar
> para escrever o que mando, ou quando ele pergunta se é para apagar o
> "c:\windows\system >" que apareceu. :^))) ).

Eu acho 6 desktops um pouco de exageiro demais, mas cada um trabalha da forma
que mais acha conveninte, eu uso apenas dois. Um com o conteúdo que estou
trabalhando, a outra com os lixos restantes, por exemplo, conversas no
instant messenger que não me interessam no que estou fazendo, então jogo isso
pra um segundo plano, que seria um segundo desktop. Então o cubo esta
perfeito para mim, ainda ficam 2 desktops sobrando de bobeira.