[FUG-BR] OpenOffice versus StarOffice

Terça Julho 31 08:22:17 BRT 2007

> E qual o problema de se comercializar uma versão proprietária do IPFW? O
> software esta distribuido sobre a licença BSD que não tem nenhuma restrição
> quanto a usar seus softwares em soluções proprietárias. Afinal de contas o
> IPFW é um Open Source, e sempre vai existir uma versão free/opensource para
> que vc possa usar sem restrições.

O problema é que se todo mundo resolver cobrar por versões otimizadas, vai
chegar um momento em que teremos a base do Sistema Gratuita e programas
completos pagos, por exemplo este driver medonho de winmodem para linux.
Neste exemplo, o driver open é a 14.4K. Dei um exemplo de Linux porque veio
na minha cabeça, mas pode no futuro ter algo assim no BSD. Aliás, indiferente
de qual SO é, o que me preocupa é vender uma versão otimizada e entregar de
graça uma versão "capada"

> Acho que o problema do OpenOffice é que parte dele esta em Java, e como
> todos já sabem, qualquer aplicativo Java fica lento em máquinas x86 (que
> usamos comumente). Quando algum louco resolver criar um processador que
> rode Java ByteCode talvez isso melhore (Os Javeiros vão cair matando). Fora
> tb que a Sun não esta muito interresada no FreeBSD, então temos que usar um
> tal de Diablos Java, que nunca vai ser igual o Sun Java. Eu pessoalmente
> não conheço essa solução que o Henry disse, mais eu acho válido ter
> ferramentas de automação de escritório nativo para o FreeBSD.

Já imaginou a SUN cobrando 30 dolares para a máquina virtual otimizada para
BSD? hehehehehe

Abraços!