[FUG-BR] OpenOffice versus StarOffice

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Terça Julho 31 09:30:20 BRT 2007

On 7/31/07, Renato Frederick <frederick em dahype.org> wrote:

> O problema é que se todo mundo resolver cobrar por versões otimizadas, vai
> chegar um momento em que teremos a base do Sistema Gratuita e programas
> completos pagos, por exemplo este driver medonho de winmodem para linux.

Tudo depende do modelo de negócio adotado. Há inúmeros softwares que
são ou foram providos num esquema de licenciamento duplo (Open Sound
System, CUPS, Qt, Ghostscript, ...). O próprio BSD tem suas raízes
muito vinculadas a SOs comerciais. O SunOS, da Sun, o Irix, da SGI, e
o Ultrix, da Digital, por exemplo tinham enormes quantidades de
software BSD. Basta ler o que o McKusick escreveu sobre as origens do
BSD:

     http://www.oreilly.com/catalog/opensources/book/kirkmck.html

Sugestão de leitura:

     http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2001-06/msg00691.html

> [...]
> Já imaginou a SUN cobrando 30 dolares para a máquina virtual otimizada para
> BSD? hehehehehe

A Sun não licencia Java no varejo. Uma licença dessas seria possível
se houvesse alguém disposto a pagar por ela, mas custaria milhares de
dólares, talvez milhões. Notem que eu não condeno a Sun por fazer
isso. É o modelo de negócio deles e é assim que a empresa se sustenta.
Notem também que esta é uma opinião estritamente pessoal, minha, não
da empresa para a qual eu trabalho.

--
Carlos A. M. dos Santos