[FUG-BR] (FUG-BR) - Recuperando Master Boot Record (RESOLVIDO)

Victor Loureiro Lima victorloureirolima em gmail.com
Terça Julho 31 17:26:59 BRT 2007

Seguinte, apenas para constar na lista...

Eu conseguia bootar atraves da "emergency shell" do disco de
instalacao do FreeBSD 6.2, o meu antigo sistema e conseguia montar as
minhas particoes (que estavam intactas), com isso eu fiz o seguinte:

Montei a particao /usr para poder escrever em algum lugar...
% mount /dev/ad4s1f /mnt/

Depois copiei a MBR para analisar se existia algo absurdamente fora de ordem la'
(vide wikipedia sobre MBR para ver o formato, e um outro amigo meu -
hey dansa! - analisou o conteudo e verificou que nada estava fora de
ordem)
% dd if=/dev/ad4 of=/mnt/mbr.txt count=1

Depois de analisado o mbr.txt, eu sai da emergency shell, e comecei a
instalacao standard, primeiro ele me joga para uma tela do "fdisk",
la', eu marquei a minha particao como "bootable"e apertei a tecla 'w'
(de write) e confirmei que queria commitar minhas alterações. Depois
eu confirmei que queria usar o boot manager do freebsd, e depois na
tela de "slice" eu tive que re-definir os mount points para cada slice
(que no meu caso era da seguinte forma):

ad4s1a /
ad4s1b swap
ad4s1d /var
ad4s1e /tmp
ad4s1f /usr

e depois disso eu confirmei que queria commitar essas mudancas tambem,
na tela seguinte, ele ja' iria comecar a instalacao do freebsd, quando
eu "sai" (cancelei tudo ate' voltar a tela inicial) e retirei o CD do
freebsd e tentei dar um boot normal e voila! tudo funcionou
normalmente, como antes! ;) Perfeito...

Obrigado pela ajuda do pessoal da lista, e principalmente para o dansa
que me ajudou muito tambem ;)

abracos
victor loureiro lima