[FUG-BR] RES: qmail e postgre

Rodolfo Zappa listas-rod em zappa.eti.br
Quarta Junho 13 00:35:03 BRT 2007

Robison Geraldi Garcia escreveu:
> [...]

Eu uso o PostgreSQL 8.1 em FreeBSD 6.2 (nasceu como 6.1).

Não tenho do que me queixar, aliás, só elogios.

Mas uma coisa que eu percebi é quanto scheduler compilado no kernel.

Esta máquina é um Pentium 4 HT. Eu compilei o scheduler ULE em vez do
4BSD, por ter lido em vários lugares que o ULE era melhor para sistemas
multiprocessados (apesar do HT não ser multiprocessado de fato). Enfim,
compilei com suporte a SMP também.

A máquina rodou alguns meses assim, mas sempre que a demanda de carga do
banco aumentava e se mantinha alta por algum tempo, o Postgres entrava
em um tipo de loop infinito, esgotando todos os recursos da máquina, até
congelar.

Quando a demanda deixou de ser ocasionalmente alta e passou a ser
normalmente alta, não deu pra continuar desse jeito.

No sufoco, acabei fazendo upgrade do freebsd de 6.1 pra 6.2-release
(diga-se de passagem, remotamente, via ssh, sem problemas) e tirei o SMP
do kernel e troquei o scheduler de ULE para 4BSD.

Resultado: a máquina não fica mais no gargalo como antes, o postgres
parou de entrar em loop e a máquina parou de travar.

Se foi a troca do scheduler, a retirada do SMP ou o upgrade (ou todos)
que resolveu, infelizmente, não sei.

--
Cordialmente,

Rodolfo Zappa

Archive TSP - Total Solution Provider
Nosso negócio é garantir que a sua rede de informações não pare!

(21) 2567-1842
rodolfo em archive.com.br
http://www.archive.com.br

"Se a gente se lança sem vigor, sete de dez ações tomadas não dão certo. É extremamente difícil tomar decisões num estado de agitação. Por outro lado, se sem se preocupar com as conseqüências menores, abordamos os problemas com o espírito afiado como uma lâmina, sempre encontramos a solução em menos tempo do que é necessáio para respirar sete vezes." Nabeshima Naoshige (1538-1618)